Notícias

Impressões Digitais: Jota (Belenenses)

Impressões Digitais: Jota (Belenenses)

2019-01-16

O ala do Belenenses, que chegou ao futsal depois de ter jogado como sénior no futebol de 11, adorou ter representado a Seleção em dois Mundiais universitários, em 2010 e 2012.

Qual foi a pessoa que mais influenciou a tua carreira?
Comecei a jogar futsal no meu segundo ano de sénior. Vim do futebol de 11 e comecei logo na Primeira Divisão, no Núcleo Sportinguista de Tires. E só posso agradecer aos treinadores que apostaram em mim, o Pecas e o André Guimarães, que está no Ferreira do Zêzere. Fui lá treinar por conhecer o treinador-adjunto, o Pecas, que me convidou para ir lá dar uns toques na bola, e é graças a eles que estou no futsal.

Quem é o teu melhor amigo no futsal?
Felizmente, o futsal deu-me vários amigos, mas posso dizer que o Bruno Paulo, o Bruninho, que joga no Reguilas Tires, e o Bruno Cardoso, que jogou comigo no Porto Salvo e hoje é treinador das Oficinas de São José, são as pessoas que mais me ajudaram neste percurso, já de dez anos, no futsal.

Ídolo?
No futsal é o Falcão. É um fenómeno. Lembro-me de jogar futebol de 11 e já havia vídeos do Falcão ainda em disquete, quase, isto para brincar um bocadinho, e era mesmo um fenómeno. [risos]

Clube de infância?
Estoril-Praia. Foi o clube onde fiz a minha formação no futebol de 11.

Memória mais marcante no futsal?
A presença em dois Mundiais universitários, em 2010, na Sérvia, e em 2012, em Braga. Gostei muito da experiência, de ter trabalhado com o Jorge Braz e o José Luís Mendes e de ter conhecido malta que já estava há algum tempo na modalidade. Não foi a seleção A, mas adorei ter representado a seleção nesses dois Mundiais.

Além de jogador, que outra atividade tens?
Sou coordenador de marketing e comunicação de uma cadeia hoteleira, o Grupo Hotéis Real.

Tens algum ritual ou superstição antes dos jogos?
Não sou nada supersticioso, mas tenho um ritual: tenho de beber sempre o meu café antes dos jogos. [risos] Sabe-me bem, é como beber depois de almoço. Não prescindo do meu café.

Qual é o desporto de que mais gostas a seguir ao futsal?
É o futebol. Sem dúvida.

Qual é o teu prato favorito?
Salsichas enroladas em couve lombarda. Foi a primeira coisa de que me lembrei.

Filme favorito?
Laranja Mecânica.

Programa de TV ou série favorita?
Breaking Bad.

Livro favorito?
O Veredicto, de Michael Connelly.

Grupo ou cantor de eleição?
Beach House.

Férias de sonho?
Buenos Aires. É um destino sobre o qual tenho muita curiosidade.

Cidade favorita?
Lisboa. Não há nada como Lisboa.

Hobby preferido?
Ver filmes. É das coisas que mais gosto de fazer.

Qual foi o dia mais feliz da tua vida?
Não consigo especificar nenhum dia. A única coisa que posso dizer é que quando passo os dias com as pessoas de quem mais gosto, são sempre os dias mais felizes. Parece daquelas frases feitas, mas é a verdade.


Perfil
Nome: José João Alves Martins Ramos (Jota)
Data de nascimento: 9 de abril de 1988
Posição: Ala
Percurso como jogador: Estoril (formação/futebol de 11), Torreense (futebol de 11), Núcleo Sportinguista de Tires, Vitória dos Olivais, Leões de Porto Salvo, Cascais e Belenenses.

Faz-te sócio e joga na nossa equipa

junta-te a nós