Notícias

Impressões Digitais: Vanessa Antunes (Torreense)

Impressões Digitais: Vanessa Antunes (Torreense)

2018-12-21

Fã de Shakira, o que lhe vale a alcunha de Shaki na camisola, a central do Torreense recorda um torneio em Espanha em que o público começou a cantar “Waka-waka”, da cantora colombiana, e sentiu que jogava em casa.

Qual foi a pessoa que mais influenciou a tua carreira?
Talvez a paixão pelo desporto e todo o seu meio envolvente sejam a principal influência. Em termos de pessoas, não tive alguém que fosse uma influência direta. Mas sou grata aos pais que, mesmo contra a vontade deles, nunca deixaram de me levar a um treino quando ainda dependia deles. A mesma gratidão se estende aos amigos (e não só) que sempre estiveram comigo em quaisquer que fossem as circunstâncias.

Quem é a tua melhor amiga no futebol?
Não me parece justo estar a falar na “melhor amiga” quando são várias as pessoas que cruzam o meu caminho e, mais próximo ou não, acabam por fazê-lo comigo. Mas sou uma sortuda por alguns laços que têm sido criados ao longo desta caminhada permanecerem apertados e invulneráveis.

Ídolo?
Existem figuras que admiro nos diferentes campos, não considero ídolos, mas têm características que aprecio ou com as quais gosto de me identificar ou inspirar. No futebol/futsal, e desde que me lembro, Rui Costa e Inês Fernandes. Na vida? A avó, a família e os amigos mais chegados. Na música também existem alguns.

Clube de infância?
Sport Lisboa e Benfica.

Memória mais marcante no futebol?
São muitas memórias, muitas marcas boas e outras menos boas. Não querendo selecionar uma mais marcante, porque não há, limito-me a dizer que com as menos boas aprendo e cresço. Com as boas, todas elas coletivas, todas elas relacionadas com o espírito de grupo, inspiro-me e dedico-me cada vez mais à sua reprodução. Ok, houve um momento engraçado, num torneio de verão em Espanha, em 2010, em que o público espanhol, ao aperceber-se da alcunha que ainda hoje me é dada, começou todo a cantar “Waka-waka” da Shakira em pleno pavilhão e parecia que nós é que éramos as da casa.

Além de jogadora, que outra atividade tens?
De momento, a concluir algo que, por alguns anos e por motivos profissionais, ficou pendente: a licenciatura.

Tens algum ritual ou superstição antes dos jogos?
Música - uns minutos fechada na minha bolha com os fones nos ouvidos cai sempre bem.

Qual é o desporto de que mais gostas a seguir ao futebol?
Gosto de desporto em geral, sobretudo aquele que proporcione a festa e deixei de lado as rivalidades.

Qual é o teu prato favorito?
Qualquer um que tenha cogumelos.

Filme favorito?
Durante muitos (muitos mesmo!) anos fui fã incondicional do Titanic. A Culpa é das Estrelas ou 100 Metros fazem parte do meu top pessoal.

Programa de TV ou série favorita?
Séries médicas e policiais – Anatomia de Grey, The Resident, Code Black, 911, Chicago Fire, Rookie Blue.

Livro favorito?
O Principezinho.

Grupo ou cantor de eleição?
Muitos: Shakira, Jessie J, Maria Gadú, Cranberries, Coldplay, Eddie Vedder, Florence + the Machine, John Mayer, Alicia Keys, Amy MacDonald, Pink, Celine Dion, Queen. Tantos mais.

Férias de sonho?
Pelo mundo...

Cidade favorita?
Zakopane (Polónia).

Hobby preferido?
Viajar e sonhar quando não é possível a primeira opção.

Qual foi o dia mais feliz da tua vida?
São muitos dias felizes e fica difícil escolher um só, até porque sei que mais dias felizes estão por vir. Mas o dia do meu juramento de bandeira foi e será sempre um dos dias mais importantes.


Perfil
Nome completo: Vanessa Filipa Franco Antunes
Data de nascimento: 16 de janeiro de 1990
Posição: Defesa
Percurso como jogadora: A-dos-Cunhados (formação), Sport Ereira e Benfica, Arneiros, Leões de Porto Salvo, Belenenses, Juventude de Castanheira, Vidais e Torreense.

Faz-te sócio e joga na nossa equipa

junta-te a nós