Notícias

APJA fundada com o apoio do SJPF

APJA fundada com o apoio do SJPF

2016-02-01
Decorreu a 1 de Fevereiro, no Museu Nacional do Desporto, a apresentação da Associação Portuguesa de Jogadores Amadores (APJA), fundada com o apoio do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF).

Paralelamente à apresentação da Associação, realizou-se a primeira Assembleia-Geral na qual foram eleitos os órgãos sociais. José Carlos Ferreira foi empossado Presidente da Direcção da APJA.

A criação da APJA resulta da necessidade de combater os problemas que afectam os jogadores amadores no futebol, futsal e futebol de praia, masculino e feminino.

“Queremos aproveitar a estrutura profissional do SJPF e colocá-la ao serviço da APJA para resolver os problemas. Já visitámos alguns clubes amadores e identificámos queixas dos dirigentes, relativamente aos preços dos seguros e das inscrições dos atletas, e dos jogadores, em relação ao incumprimento de promessas por parte dos clubes”, afirmou o presidente da APJA, José Carlos, durante a apresentação.

A formação dos atletas será uma das grandes preocupações da APJA, de acordo com o presidente recém-eleito: “Muitos jogadores procuram temas relacionados com a formação escolar e, nesse sentido, assinámos um protocolo com a Agência Nacional de Qualificação (ANQ) para que os jogadores tenham acesso a um plano formativo até ao 12.º ano.”

Carla Couto, eleita vice-presidente da APJA, destacou os principais problemas que afectam as jogadoras: “Esta associação foi criada para fazer face aos problemas dos jogadores amadores, porque o Sindicato, legalmente, não o podia fazer enquanto instituição dos jogadores profissionais. No caso do futebol feminino, temos detectado situações relacionadas com jogadoras que querem transferir-se a meio da temporada por insatisfação e não podem fazê-lo, além do não pagamento de seguros.”

Os 32 sócios da APJA, presentes na apresentação e Assembleia-Geral, elegeram os órgãos sociais para o quadriénio 2016/2020 e aprovaram os estatutos da Associação. Os estatutos foram aprovados por unanimidade.

Joaquim Evangelista, presidente do SJPF, foi eleito vice-presidente da APJA por inerência do cargo que desempenha no Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol.

Eis a composição dos órgãos sociais da APJA eleitos para o quadriénio 2016-2020:

Mesa da Assembleia-Geral

Presidente: João Oliveira

Secretários: Matilde Fidalgo (Futebol Benfica) e Paulo Campos (Valadares Gaia)

Direcção

Presidente: José Carlos

Vice-presidente: Joaquim Evangelista

Vice-presidente: Carla Couto

Vogais: Edite Fernandes (Valadares Gaia), Paulo Catarino (Quinta do Conde) e João Marçal (SL Olivais)

Conselho Fiscal

Presidente: Vasco Matos (Vilafranquense)

Vogais: Lara Matos (Estoril) e Miguel Boto (Lagoa)

Suplentes
Sofia Teles (Valadares Gaia), Joana Vieira (CAC), Patrícia Freitas (Paio Pires), Joana Marchão (Atlético Ouriense), Eduardo Simões (Alta de Lisboa), João Oliveira Pinto e Tiago Carvalho (Belenenses)

Faz-te sócio e joga na nossa equipa

junta-te a nós