Notícias

Um Benfica x Sporting para a história

Um Benfica x Sporting para a história

2019-10-21

O dérbi lisboeta que faltava, já chegou! Finalmente, Benfica e Sporting defrontaram-se no feminino, na prova máxima do futebol de onze português.

Só por si, esse acontecimento já seria digno de grandes referências, reportagens e afins. Mas o Sport Lisboa e Benfica, aproveitando o facto de a sua equipa masculina jogar fora nesse fim de semana, quis ir mais longe e marcar de forma indelével este evento.

E de que melhor forma ficaria na história, este primeiro dérbi oficial, do que ser jogado no Estádio da Luz?

Perante 12.812 pessoas, recorde absoluto de assistência na Liga BPI, as vinte e duas jogadoras que pisaram o relvado (mais aquelas que entraram posteriormente) fizeram jus à deferência e, empenhando-se arduamente na sua tarefa, demonstraram claramente que o futebol feminino é uma aposta segura.

O jogo foi bastante interessante, vivo e com golos, o que acaba por ser uma marca do futebol feminino. O resultado caiu para a equipa da casa, mas o mais importante já estava feito, que era fazer o jogo no estádio e trazer o maior número de pessoas a assistir.

O público presente esteve à altura do espetáculo e, ao contrário do futebol masculino, foi possível ver adeptos dos dois clubes juntos, crianças à mistura e nenhum conflito surgiu daí.

Um comportamento que merece destaque e uma salva de palmas pela lição dada - nunca é demais referir que o desporto deve ser vivido de forma civilizada e respeitosa.

Depois deste dérbi... bem, depois deste dérbi há toda uma responsabilidade acrescida por parte de todos os agentes envolvidos. É possível agregar público para o futebol feminino, é possível dar bons espetáculos. Tem de ser possível encontrar parceiros que ajudem a incrementar financeiramente esta vertente do futebol.

Arrisco-me a dizer que se estivéssemos nos Estados Unidos da América, Benfica e Sporting já estariam a trabalhar em conjunto para encontrar soluções de forma a valorizar ainda mais o futebol feminino. Porque quanto mais for valorizado, mais todos crescem.

Estamos num ponto de não retorno. Quanto mais largo e profundo se olhar, maior crescimento se alcançará.

E Portugal tem a "sorte" de ter um povo que nasceu com os genes do talento do futebol. Estamos à espera de quê?

Texto e foto: Anabela Brito Mendes.

Faz-te sócio e joga na nossa equipa

junta-te a nós