Notícias

Novas competições para o futebol feminino já na próxima época

Novas competições para o futebol feminino já na próxima época

2019-05-31

Foram conhecidos, a 29 de maio 2019, os calendários para as competições femininas.

Em ano de início de apuramento da seleção A feminina para o próximo Europeu, a nível das competições seniores, é introduzida uma nova prova, a Taça da Liga, que irá acrescer mais quatro jogos no decorrer da época, pela leitura da informação disponibilizada.

Não sendo ainda conhecido o regulamento da competição, mas analisando a informação que foi disponibilizada através do calendário, somos levados a pensar que nesta época de arranque nem todas as equipas da Liga BPI irão ter possibilidade de disputar mais este troféu.

Mas, em minha opinião, a mais relevante alteração prende-se com o lançamento da Liga Sub-19, em futebol 11 (como sabem, o Campeonato Nacional Sub-19 disputa-se em futebol 9, algo que nem sempre foi bem aceite por alguns clubes, mas assim se irá manter). O formato também ainda não é conhecido, mas pelo número de jornadas na primeira fase, irá ter oito equipas nesta Liga. A seu tempo tudo será esclarecido por parte da Federação Portuguesa de Futebol.

O que é de realçar, independentemente de todas as adaptações e ajustamentos que os clubes irão enfrentar em tão curto espaço de tempo (a preparação da próxima época já começou há muito e será preciso acomodar estas novas competições não só na perspetiva de condições e estruturas, mas sim orçamentá-las corretamente), é o aumento do número de provas femininas sob a responsabilidade da FPF, que passa de quatro da época que está a terminar para seis na próxima temporada.

Em resultado desta mudança, juntamente com o número de novas equipas que estão a aparecer, coloca-se-me uma questão, para mim relevante. O aumento do número de competições é de enaltecer, mas terá Portugal tantas jogadoras para todas estas competições?

Eu quero acreditar que sim porque senão corremos o risco de estas novas competições não terem o impacto que se pretende: promover e aumentar o nível competitivo em Portugal.

Boas férias e até setembro, para a disputa do primeiro troféu da época, a Supertaça Feminina.

Faz-te sócio e joga na nossa equipa

junta-te a nós