Notícias

Impressões Digitais: Sofia Sousa (Fiães)

Impressões Digitais: Sofia Sousa (Fiães)

2019-03-22

A médio do Fiães destaca a união da família, que tanto a ajudou a chegar ao futebol, e é fã de Ana Borges e Raquel Infante e de qualquer refeição feita pela mãe.

Qual foi a pessoa que mais influenciou a tua carreira?
Bem, eu tenho uma conceção de que tudo o que fazemos deve ser feito por nós e para nós, em tudo nas nossas vidas! No caso do futebol, a minha família é quem mais me influenciou e influencia ainda, mais concretamente a minha mãe. É aquela típica treinadora de bancada [risos]. Embora a minha madrinha tenha tido um papel muito importante, principalmente no início. Quando era mais nova jogava muito futebol na escola e com o meu irmão, até ingressar inicialmente no futsal. Mas como era muito jovem e muito tímida deixei de praticar durante uns anos e dediquei-me à natação. Mais tarde, já com idade para entrar numa equipa feminina, pedi à minha mãe para o fazer. E a minha madrinha, juntamente com a minha prima, ingressaram comigo numa equipa para eu não me sentir sozinha. É este o espírito que admiro na minha família: não dizem só “vai”, mas se eu precisar dizem “vamos”.

Quem é a tua melhor amiga no futebol?
Seria injusto nomear alguém como “melhor amiga do futebol”. Injusto para elas, que dão o melhor por mim, e injusto para mim, que recebo o melhor de todas. Claro que existem pessoas por quem nutrimos maior empatia, mas tornam-se todas especiais à sua maneira. Nunca é demais relembrar uma das citações mais bonitas de Antoine de Saint-Exupéry n’O Principezinho: “Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”.

Ídolo?
A minha maior referência no mundo do futebol é sem dúvida o Cristiano Ronaldo (a quem chamo de Roro) [risos]. Mas, como praticante desta modalidade, e sabendo os sacrifícios e dificuldades que as mulheres passam todos os dias, não posso deixar de prestar uma grande homenagem a todas as mulheres do mundo do desporto, em especial às minhas jogadoras favoritas: Ana Borges e Raquel Infante.

Clube de infância?
FC Porto.

Memória mais marcante no futebol?
É complicado escolher uma memória de tantas que criei e crio todos os dias. Mas vou optar pela primeira vez que recebi o meu primeiro equipamento como praticante.

Além de jogadora, que outra atividade tens?
Neste momento estou no meu 3.° ano de licenciatura. Estudo Filosofia na Faculdade de Letras do Porto (FLUP).

Tens algum ritual ou superstição antes dos jogos?
Não lhe chamaria ritual, mas um método de concentração, que é ouvir música. Quanto a superstição, tenho uma que é como um amuleto da sorte.

Qual é o desporto de que mais gostas a seguir ao futebol?
Adoro tudo o que seja desporto, tudo o que envolva atividade física. Além do futebol, gosto muito de futsal e ultimamente tenho-me interessado muito por hóquei em patins, por influência de uma prima que é ex-internacional deste desporto.

Qual é o teu prato favorito?
O meu prato favorito é tudo o que contenha massas! Adoro massa! No entanto, troco qualquer refeição de massa por uma qualquer feita pela minha mãe. [risos]

Filme favorito?
Poderia escolher Pitch Perfect, mas por uma razão muito especial escolho Her Best Move. Foi este filme que me deu força e motivação para entrar no futebol.

Programa de TV ou série favorita?
Conseguiria fazer uma lista das minhas séries favoritas, sou fã de séries! [risos] Opto deste modo por Genius.

Livro favorito?
Gosto imenso de ler, principalmente livros de filosofia que desafiem o pensamento. Mas tenho dois livros como referência e que aconselho a todos a lerem pelo menos um deles: O Principezinho e Alice No País Das Maravilhas, ambos nas suas versões originais.

Grupo ou cantor de eleição?
Sem dúvida, Mariza, a fadista.

Férias de sonho?
Todas as minhas férias são de sonho. Desde que sejam com as pessoas que mais amo serão sempre as melhores! Só depende de nós tirarmos o melhor de tudo o que fazemos e temos.

Cidade favorita?
Não desfazendo nenhuma, o Porto é a minha cidade favorita. Além de mais bonita e acolhedora, é o lar e o coração da “gente” do Norte!

Hobby preferido?
Tirando o futebol, adoro escrever e conversar sobre tudo e sobre nada!

Qual foi o dia mais feliz da tua vida?
O dia mais feliz da minha vida é todos os dias! Todos os dias tenho a oportunidade de ser eu e de ser mais feliz. Há dia melhor que a vida?


Perfil
Nome completo: Sofia Pereira Sousa
Data de nascimento: 28 de abril de 1998
Posição: Médio
Percurso como jogadora: Fiães, Valadares Gaia, Atlético Cucujães e Fiães.

Faz-te sócio e joga na nossa equipa

junta-te a nós