Notícias

Futebol Feminino: o que motiva uma ida ao estádio?

Futebol Feminino: o que motiva uma ida ao estádio?

2019-02-21

Esta parece ser uma pergunta de resposta bastante fácil. Para uns será para ver a sua equipa favorita; para outros, a importância do jogo; haverá quem vá por saber que será um jogo bem disputado.

Ora bem, no sábado, em Braga, disputou-se um dos jogos mais importantes da época - uma eliminatória da Taça de Portugal, que opôs a equipa da casa ao Sporting. Ou seja, uma das melhores equipas portuguesas iria ficar pelo caminho.

Seria de prever que a equipa da casa tivesse bastante público, não sendo disso alheio o facto de liderar a Liga BPI e já ter conquistado a Supertaça logo no abrir da época. Confirmou-se essa previsão.

Do lado do Sporting, um dos três grandes com adeptos espalhados por todo o mundo, havia a expetativa de que, face à importância do jogo e visto que a equipa feminina conquistou cinco troféus nacionais seguidos, os adeptos marcassem presença em número significativo. Era um jogo de tudo ou nada e as jogadoras leoninas mereciam esse apoio da bancada.

Tal não aconteceu e foi quase confrangedora a visão da bancada destinada à equipa visitante.

Há a expetativa de que o futebol feminino em Portugal cresça exponencialmente, e bem, a meu ver, e que para isso o facto de os grandes clubes estarem presentes é uma mais-valia, por causa do número de adeptos que podem trazer. Houve esse efeito inicial, nos jogos que opuseram o Sporting ao Braga (e vice-versa), da parte dos adeptos leoninos.

Mas, tal como no masculino e até nas outras modalidades, quando a equipa não está na mó de cima, o apoio não é tão indefetível.

O que é uma pena. Não só porque as equipas femininas merecem essa presença, mas principalmente porque quem desiste de ir deixa, na maioria das vezes, de ver bons jogos, bem disputados, sem as paragens e os truques dos jogos masculinos.

Muito há para crescer neste nosso Portugal, em relação ao futebol feminino, e esse crescimento está a ser bem mais rápido da parte das jogadoras, do que da parte dos adeptos. 

O que, volto a repetir, é uma pena.

Caberá a todos os intervenientes conquistar público para os estádios. Começando por mim, que agora escrevo estas palavras, e pela obrigação que tenho em cativar todas as pessoas com as quais falo de futebol feminino. 

Texto: Anabela Brito Mendes.

Foto: Maria Garcia.

Faz-te sócio e joga na nossa equipa

junta-te a nós